Quinta, 19 Dezembro 2019 10:01

Brigada Municipal Mista de Jauru

O trabalho do Projeto da Brigada Municipal Mista de Jauru apresenta uma relevante inovação na gestão pública integrada com as ações expressivas referente ao projeto de sustentabilidade da Brigada Municipal Mista de Jauru na prestação dos serviços públicos com maior celeridade e qualidade na realização das medidas de Prevenção, Combate e contribuir na Fiscalização das Queimadas e Incêndios florestais para maximizar a preservação ambiental no Município de Jauru-MT.

Quadro 2 – Quantitativo de Ações de Prevenção, Combate e Fiscalização da Brigada Municipal Mista de Jauru do Período de 2017 a 2019

Nº de Palestras Realizadas

15

18

Nº de Combate Efetuados

28

27

Nº de Monitoramento de Assentamento (Coordenadas por Focos)

0

Nº de Monitoramento de Terras Indígenas (Coordenadas por Focos)

0

Nº de Monitoramento de Unidade de Conservação Municipal (Coordenadas por Focos)

0

Nº de Monitoramento de Áreas Privadas (Coordenadas por Focos)

12

51

Outras Ações Não Especificadas

55

96

Fonte: Batalhão de Emergências Ambientais do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (2019).

Já no quadro 2, constata-se que desde 2017 a uma expressiva atuação das atividades, sobretudo, de Prevenção Ativa, tais como, palestras, concursos de desenhos nas escolas sobre a problemática das queimadas, reuniões com as entidades de classes, divulgação de educação ambiental na rádio e mídia televisiva sobre a conscientização e sensibilização dos maleficieis das queimadas urbanas e incêndios florestais em Jauru-MT, bem como a realização de monitoramento da Brigada Municipal Mista nas Áreas Privadas, Assentamentos e Comunidades Indígenas a fim de inibir queimadas provocadas pela ação antrópica. Além disso, o Projeto Brigada Municipal Mista tem resultados consideráveis na atuação do número de combate realizados tanto na zona urbana quanto na zona rural em Jauru, conforme o quadro 2.

É importante ressaltar, que no ano de 2018, por problemas operacionais houve o comprometimento na estruturação do Projeto da Brigada Municipal Mista de Jauru, que gerou a interrupção na continuidade do referido Projeto em relação ao ano anterior, que consequentemente aumentou a quantidade de focos de queima durante o ano de 2018, de acordo com o gráfico 1, sendo agravado com a ausência de ações realizadas, no ano de 2018, por parte do Projeto da Brigada Municipal Mista de Jauru-MT, gerando assim, maior prejuízo ambiental, bem como possíveis danos a saúde da população devido os malefícios da fumaça ouriundo da queimada urbana e do incêndio florestal.

Apesar da atuação do Projeto da Brigada Municipal Mista de Jauru, os dados podem ser explicados pelo quantitativo total dos focos de incêndio sendo elevados em todo o territorial do bioma amazônico no ano de 2019, tendo uma enorme repercussão à nível mundial em comparação com as ocorrências de focos de queima no município de Jauru-MT, evidenciando assim, o nível de referência de proporcionalidade de relação direta de focos de queima aliado ao período de estiagem, sendo que os dados mostram a existência da grande necessidade de investir por meio de recursos humanos e financeiros nas fases de prevenção e preparação para aumentar a conscientização da sociedade e mitigar o quantitativo de causas antrópicas de incêndios florestais por meio das ações ambientais educativas.

Gráfico 1 – Quantitativo Anual dos Focos de Queima em Jauru-MT

Sem título 1

Fonte: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2019).

Fone:(65) 3244-1849 - Atendimento: 07:00 às 11:00 e das 13:00 às 17:00 horas.