LogoMarca Jauru MT

GWS Icone Fone Fax Plus TOPO Jauru MT

GWS Icone Email Plus TOPO

GWS Icone Endereco Plus TOPO Jauru

História

De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa Arapucel Indiavaí e Ombreiras S.A., no período de 12/2001 a 06/2002, é possível contar um pouco da história de Jauru: 
O município de Jauru teve sua origem no município de Cáceres, que foi desmembrado de Cuiabá, sob a denominação de Villa de São Luiz do Paraguay, passando depois à Vila Maria e posteriormente São Luiz de Cáceres e por fim Cáceres. 

Encontra-se na mesorregião 129 - sudoeste matogrossense, na microrregião 531, denominada Jauru. O relevo dessa área é caracterizado pela depressão do rio Paraguai, na calha do rio Jauru, com 30% de sua área com topografia acidentada, sendo o restante ondulada e plana. 

Esse território foi habitado, no passado, por inúmeros povos indígenas, dentre os quais, têm-se notícias dos Nambikwara, Parecis, Bororo. 

Atualmente não se encontra povo indígena nessa extensão territorial, no entanto, é comum a população local deparar nos terrenos preparados para o plantio, com objetos que identificam a presença indígena, como cacos de cerâmica e machados de pedra. 
Os primeiros homens brancos a passar pela região, parece datar do século XVI, quando os espanhóis, em incursões por terras demarcadas pelo Tratado de Tordesilhas, chegaram até a barra do rio Jauru. A partir daí, outros grupos ou expedições, como a do Paulista Manoel de Campos Bicudo mantiveram contatos com índios da área. Nos tempos da Capitania de Mato Grosso, o rio Jauru teve intensa movimentação, pois esse rio servia de via de transporte para a antiga capital - Villa Bella da Santíssima Trindade. Pode-se dizer que essa era uma região somente de passagem, pois não surgiu nenhum núcleo de povoamento mais avançado. 
Somente mais tarde, a partir de 1946, essa região foi realmente povoada. Sob a influência do movimento de colonização e o favorecimento legal, oferecido pelo estado de Mato Grosso, foram vendidos a preços módicos, grandes lotes de terra. Compravam-se terras apenas pelo mapa, desconhecendo totalmente a realidade. Foi a Companhia Comercial de Terras Sul Brasil de Marília (SP) que adquiriu as primeiras glebas de terra na região. 
Em 1953, essas terras, localizadas entre o rio Jauru até a altura da confluência do rio Santíssimo, começaram a ser ocupadas. Parte dessas glebas formou a área urbana do atual município de Jauru. 
A origem do nome Jauru, deriva da língua Tupi, que significa "Peixe Grande". Inicialmente o município recebeu o nome de "Gleba Paulista", que mais tarde, em função da religiosidade do povo, passou a chamar "Cidade de Deus". 
No entanto, talvez pela força do nome do histórico rio Jauru que corta esse território, acabou prevalecendo o nome de "Jauru" para o município. 
A partir de 1954 chegaram na área, procedentes de São Paulo, Paraná e Minas Gerais, algumas famílias. Com estas famílias surgiram as primeiras lavouras de café, arroz, milho e feijão. 

Fonte: MT e Seus Municípios
Mais nesta categoria: « Demografia Brasão e Hino »

Prefeitura Municipal de Jauru