Quarta, 26 Abril 2017 14:43

Governo Federal reconhece situação de emergência em Jauru

12345678 7O Ministério da Integração reconheceu no início deste mês, situação de emergência em mais de 20 municípios de diversas regiões do País. Entre eles estão, os municípios de Jauru e Vale de São Domingos, localizados no oeste de Mato Grosso.

Em algumas cidades, o reconhecimento federal se deu por conta do extenso período de seca e estiagem. Já em Jauru, a medida foi tomada em virtude grande quantidade de chuva que caiu sobre a região nos últimos meses, ocasionando tempestades, enxurradas e inundações.

A medida, publicada no Diário Oficial da União (DOU) no último dia 10, permite que as prefeituras dos respectivos municípios solicitem apoio do Governo Federal para ações de socorro, assistência, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação de áreas danificadas por desastres naturais.

Para ter acesso a recursos materiais e financeiros de apoio emergencial da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), os municípios devem apresentar um relatório com o diagnóstico dos danos e o Plano Detalhado de Resposta (PDR), por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID).

Em Jauru, esse material está sendo preparado pelo vice-prefeito, Waldir Garcia (DEM) e conta com fotos, vídeos e um relatório completo sobre os estragos causados. Estradas rurais ficaram destruídas e diversas pontes foram arrastadas com a força das correntezas formadas.

Os estragos causaram prejuízos incalculáveis à economia do município, que é totalmente dependente da bacia leiteira e da agricultura familiar praticada pelos pequenos produtores rurais.

Fonte: Leandro Régis / Da Redação