GWS Logo Marca Prefeitura Municipal Jauru gestao 2017 2020

GWS Icone Email Plus TOPO

Você está aqui:

Notícias (Secretaria de Saúde) - www.Jauru.mt.gov.br
Notícias (Secretaria de Saúde)

Notícias (Secretaria de Saúde) (7)

20170714 085606 CópiaFoi realizado no dia 14 de julho de 2017, em Jauru-MT, a primeira Conferência Municipal de saúde das mulheres de Jauru. Uma das propostas dos nossos Prefeito e vice, Pedro Ferreira e Waldir Garcia, sempre foi em dar uma maior atenção à saúde da mulher no nosso Município, a secretaria de saúde, em parceria com a secretaria de assistência social promoveram o evento na Câmara Municipal de Jauru, uma parceira sempre presente da Gestão Pedro Ferreira.

A intenção foi desenvolver políticas públicas de atenção à saúde da mulher tanto no âmbito Municipal e Estadual, como Federal, a Conferência foi pautada em quatro eixos:

  • O papel do estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres.

  • O mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres.

  • Vulnerabilidade e equidade na vida e na saúde das mulheres.

  • Políticas públicas para mulheres e participação social.

No evento os eixos foram trabalhados em forma de palestras, onde a Gestora de Projetos Sociais e Assistência Social do Município, Uyara Leal Ramos Zorzal, abordou o Eixo 02 e 04. A Técnica de Referência e Psicóloga do Município Sara Ferreira nos proporcionou uma palestra sobre a auto estima da mulher. O Eixo 01 foi explanado pela fisioterapeuta Ana Beatriz Passos de Meirelles; O Eixo 03 ficou por conta do Médico José Edson Pavini. Com as propostas criadas e aprovadas deu-se o término da Conferência.

Confra a galeria de fotos do eventos.

Fonte: Assessoria Prefeitura Municipal - Jovelino

 

654321Começa nesta segunda-feira, 17 de abril, a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza. A ação vai até 26 de maio, mas o dia de mobilização nacional será no sábado, 13. A meta é vacinar 54,2 milhões de pessoas em todo o país.

A novidade da campanha, deste ano, é a inclusão dos professores da rede pública e privada no público alvo, com direito a receber a imunização gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS). Cerca de 2,3 milhões de docentes devem ser imunizados nos postos de saúde.

A vacina tem por objetivo reduzir as internações, complicações e mortes em decorrência das infecções pelo vírus da gripe. Idosos, a partir de 60 anos; crianças, de seis meses a 4 anos; trabalhadores de saúde; gestantes e mulheres com até 45 dias após o parto também fazem parte do público-alvo.

Os grupos prioritários devem se vacinar todos os anos, já que a imunidade contra os vírus cai progressivamente. Além disso, o vírus da gripe passa por mutações frequentes. Também serão vacinados presos e funcionários do sistema prisional, doentes crônicos, mediante apresentação de prescrição médica e funcionários da educação do ensino básico, médio e superior, das redes pública ou privada.

Vacina
A vacina influenza trivalente é composta por cepas dos três tipos de vírus da gripe mais circulantes no Hemisfério Sul. O esquema é recomendado conforme a idade do paciente: duas doses para crianças de seis meses a 8 anos de idade que nunca tenham sido vacinadas contra a gripe; e dose única para pacientes a partir de 9 anos. É preciso atualização da dose anualmente em virtude das mudanças de cepas dos vírus influenza.

Para pessoas que tenham apresentado febre recente, a recomendação é adiar a vacinação até que o estado de saúde melhore. Portadores de doenças neurológicas e síndrome Guillain-Barré devem consultar um médico antes de tomar a vacina e seguir suas orientações. Pessoas com história de alergia grave e prévia a ovo ou a algum outro componente da vacina não devem se vacinar.

Segundo o ministério da Saúde, 60 milhões de doses de vacinas foram adquiridas, das quais 21,1 milhões de doses já foram distribuídas aos Estados.
Fonte:Agência CNM

Segunda, 06 Março 2017 12:00

Reabertura da PSF

Publicado por:

gws Reabertura PSF JauruO Prefeito Pedro Ferreira e o Vice Prefeito e Secretário de Saúde Waldir Garcia juntamente com a equipe de profissionais que compõem o PSF II convidam a população jauruense para participar amanhã (07/03/2017) às 7:00 da reabertura do Posto de Saúde da Família, do Bairro Boa Esperança.

Aproveitamos a oportunidade para informar que o atendimento médico será realizado pelo Dr. José Edson Pavini e o atendimento odontológico pelo Dr. Marlon Fabricio Gomes.

GWS Imagem Capa pregao 003 2017 Prefeitura de jauru

O Município de Jauru, através da Secretaria Municipal de Administração, por intermédio do seu Pregoeiro, designado Contratação de empresa especializada de prestação de serviço de consultoria na gestão da atenção básica de saúde do município DE JAURU – MT, Termo de Referencia.pela Portaria nº. 086/2017 torna público para conhecimento dos interessados que fará realizar licitação na modalidade de Pregão, do tipo Menor Preço/Global conforme descrito neste Edital e seus Anexos. O procedimento licitatório obedecerá, integralmente, a Lei Federal nº 10.520, de 17 de julho de 2002 e Decreto Municipal nº. 067 de 01 de dezembro de 2009, Termo de Referência (Projeto Básico) e subsidiariamente, a Lei Federal nº 8.666/93, de 21 de junho de 1993, com as alterações posteriores e Artigos 42, 43, 44, 45 e 46 da Lei Complementar 123, de 14 de dezembro de 2006 e alterações posteriores.

Os envelopes contendo a Proposta de Preços e os Documentos de Habilitação definidos no objeto deste Edital e seus Anexos, deverão ser entregues ao Pregoeiro até às 08:00 horas, do dia 24 de fevereiro de 2017, no prédio da PREFEITURA MUNICIPAL DE JAURU – RUA DO COMÉRCIO, 480 – ao Pregoeiro e Equipe de Apoio.

VEJA EDITAL


Fonte: Assessoria Prefeitura Municipal de Jauru - Anderson Pavini

JU1 1 saude

 

O município de Jauru estava com a transferência dos recursos da Vigilância Sanitária bloqueados pelo Ministério da Saúde, desde junho de 2016, por falta de atualização no sistema do SIA/SUS (Serviço de Informações Ambulatoriais do Sistema Único de Saúde). A falha cometida pela gestão anterior trouxe prejuízos aos cofres públicos e deficiência nos serviços prestados a população.

O vice-prefeito e atual Secretário de Saúde, Waldir Luiz Garcia de Moura (DEM) determinou que as informações atrasadas fossem inseridas no sistema, e após requerimento junto ao Ministério da Saúde a situação de bloqueio que iria até o fim deste mês, foi revertida.

 

 

valdir garcia

Entenda a situação:

1) O monitoramento realizado em 18/05/16 detectou a ausência de informações do período de Outubro de 2015 a Fevereiro 2016 sendo o repasse bloqueado pela portaria do Ministério da Saúde n. 1159 de 16/06/16
2) O monitoramento realizado em 22/09/16 detectou a ausência de informações do período de fevereiro a junho 2016 sendo o repasse bloqueado pela portaria n. 2251 de 03/11/16
3) O monitoramento realizado em 15/12/16 detectou a ausência de informações do período de junho a out 2016 sendo o repasse bloqueado pela portaria n. 115 de 17/1/2017.

Após diálogo com o MINISTÉRIO DA SAÚDE e dados inseridos no sistema, os repasses pertinentes a partir de ABRIL DE 2017 estarão liberados para o município de Jauru, porem os valores retroativo a essa data que se aproximam da ordem de 56.000,00 foi DEVOLVIDO ao Governo Federal (SUS).

Fonte: Folha Regional

3943Crédito: FreepikO Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira, 13 de fevereiro, trouxe a publicação da Portaria 409/2017, que autoriza o repasse de recursos financeiros para 596 Municípios do País. A verba é referente ao Piso Fixo de Vigilância em Saúde; a Assistência Financeira Complementar da União para cumprimento do piso salarial profissional nacional dos Agentes de Combate às Endemias e ao Incentivo Financeiro para fortalecimento de políticas afetas à atuação dos ACE.

O crédito será repassado pelo Ministério da Saúde (MS). Os entes federativos que têm direito a receber o auxílio devem se atentar quanto à utilização do dinheiro. Isso ocorre porque nos casos em que for verificada a não execução integral do objeto originalmente pactuado e a existência de recursos financeiros repassados pelo Fundo Nacional de Saúde para os Fundos de Saúde Estaduais, Distrital e Municipais não executados, seja parcial ou totalmente, estes estarão sujeitos à devolução do dinheiro, acrescido de correção monetária.

A Confederação Nacional de Municípios explica que o bloco financeiro da Vigilância em Saúde dos Municípios, do Distrito Federal e dos Estados é constituído pelos recursos que representam o conjunto das ações de vigilância, promoção, prevenção e controle de doenças e de vigilância sanitária. Este departamento é formado pelos componentes da Vigilância e Promoção da Saúde e da Vigilância Sanitária.

A Portaria entra em vigor hoje, com efeitos financeiros a partir de 1.º de janeiro de 2017.

Clique aqui para ler a Portaria do DOU.

 

Fonte: Agência CNM

 

0104351436501075Uma parceria entre as secretarias de Assistência Social e de Saúde do município de Jauru resultou na realização de uma importantíssima palestra sobre Saúde Bucal.

A palestra aconteceu nas dependências do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e foi ministrada pelas Técnicas em Higiene Dental (THD), Rosângela Gonçalves e Adriana Ferreira, juntamente com a Auxiliar de Consultório Dentário (ACD), Solange Aparecida da Silva.

Crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, integrantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) foram o público alvo do projeto, que puderam aprender um pouco mais sobre a Escovação e Higienização Bucal; e Prevenção contra a precoce perca dos Dentes.


Autor: Leandro Régis Da Redação - http://folharegionalonline.com/

Prefeitura municipal de Jauru - Rua do Comércio, Nº.480 - Centro - Jauru-MT - CEP 78.255-000 -
CNPJ 15.023.948/0001-30  -  
Fone:(65) 3244-1849

Prefeitura Municipal de Jauru