GWS Logo Marca Prefeitura Municipal Jauru gestao 2017 2020

GWS Icone Email Plus TOPO

Você está aqui:

Notícias (Secretaria de Saúde) - www.Jauru.mt.gov.br
Notícias (Secretaria de Saúde)

Notícias (Secretaria de Saúde) (12)

Caravana da Transformação Jauru MT 01Jauru marcou presença em mais uma CARAVANA DA TRANSFORMAÇÃO, um mega evento realizada pelo Governo do Estado de Mato Grosso em parceria com os Munícipios.

O evento aconteceu entre os dias 25 de Fevereiro e terá seu termino dia 11 de Março na Cidade de Cáceres-MT.

A Prefeitura Municipal de Jauru através da Secretaria Municipal de Saúde, que é gerida pelo Vice-prefeito e Secretário WALDIR GARCIA, viabilizou 68 cirurgias, dentre elas, catarata e pterígio.

Cirurgias de grande importância, tendo em vista que a ausência de tratamento nesses casos, leva a cegueira parcial ou completa, por muitos casos impossível de ser realizadas devido ao seu alto valor, cerca de R$14 mil, nessa ocasião realizada TOTALMENTE GRATUITA.

Aproximadamente 15 servidores ficaram na linha de frente: Dentre Enfermeiro, Tec.de Enfermagem, Agentes Comunitários de Saúde e servidores da área administrativa, para a plena execução dos servidos.

Foi disponibilizado, transporte e alimentação (café da manhã, almoço e café da tarde), totalmente custeado pela Secretaria de Saúde do Município.

Nas palavras do Secretário Waldir,” Foi uma grande maratona, nossos servidores empenhados em executar o melhor trabalho possível, foi gratificante ver pessoas que não teriam qualquer chance de realizar essa cirurgia devido ao alto custo voltarem a enxergar”.

dengueface 02 01 copiarA Prefeitura de Jauru reduziu em mais de 93,16 % o número de casos de doenças ligadas ao mosquito Aedes Aegypti, causador da Dengue, Zica, Chikungunya e a Síndrome de Guillain-Barré, que já causaram milhares de mortes no território brasileiro.

Em Jauru, nos anos de 2016/2017 foram contabilizados mais de 73 casos dentre, Dengue, Zica e chikungunya , gerando um grande ônus ao município na questão de Medicamentos e atendimentos médico/ambulatoriais e internações hospitalares. Com grande empenho, a Gestão municipal através da Secretaria de Saúde e Secretaria de Obras, traçaram um plano para diminuir ou zerar esses números. Já tendo em vista o verão de 2017/2018,já que os casos aumentam nesse período do ano, onde o clima e as chuvas favorecem o aumento dos criadouros do mosquito, logo, facilitando o crescimento de casos.

Várias ações de prevenção foram tomadas, dentre elas: Campanhas de prevenção/educação e conscientização com as crianças atendidas no CRAS, foram implantadas.

Também na rede de ensino do Município, e simultaneamente a campanha “Cidade limpa” que realizou uma limpeza GRATUITA de todos os quintais e terrenos do município, onde toneladas de lixo e materiais que poderiam se tornar foco do mosquito Aedes Aegypti foram recolhidos.

"A Prefeitura tem intensificado a vigilância, prevenção e o controle às visitas domiciliares, o tratamento dos focos, o trabalho educativo e a capacitação dos profissionais, que têm tido uma resposta positiva da população; e ainda será traçado novas estratégias especialmente aos bairros onde ainda há incidência. Prova do sucesso desse trabalho é que em 2017/2018 tivemos apenas 5 casos no nosso Município” informa o Secretário Waldir Garcia.

25152010 258957764634421 3916468037753690515 nA campanha Novembro Azul chegou ao fim no dia 30 de Novembro. 
Criada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, tem como objetivo orientar sobre o câncer de próstata dentre outros e alertar o homem sobre a importância de cuidar de sua saúde. 
A Prefeitura de Jauru também abraça essa ideia.
O cuidado com a saúde do homem deve começar desde a infância. 
Mesmo assim, a estimativa é de mais de 60 mil novos casos apenas no Brasil, neste ano. Crendo que, a informação, o diálogo e o enfrentamento do preconceito podem reverter esses dados a Prefeitura de Jauru investe na prevenção.
Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de próstata é um dos cânceres que mais afetam os homens brasileiros.
Prevenção e conscientização podem interromper este ciclo na vida adulta.
o Vice-prefeito e Secretário de Saúde de Jauru Waldir Garcia ressalta que uma vida saudável e uma rotina de monitoramento com consultas e exames são primordiais na prevenção e combate à doença, que se detectada ainda na fase inicial a possibilidade de cura é grande. O Novembro Azul deixou o homem mais atento com a própria saúde. Por isso, a informação e conscientização devem acontecer durante todo o ano.

Quinta, 14 Dezembro 2017 15:13

Reforma e ampliação PSF I

Publicado por:

23915556 252918035238394 4496193529715012316 nA secretaria de saúde de Jauru entregou mais uma obra, (reforma e ampliação) aos munícipes, a frente da secretaria o Vice-prefeito e Secretário de saúde, Waldir Garcia no último dia 16 de Novembro a unidade do PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA, o PSF I, no Bairro Vista Alegre situado à Rua. Angelina Bergamach, que irá atender a toda região e realizar uma média de 1.500 procedimentos/Mês, entre atendimentos médico e odontológico.
Um investimento na casa de R$ 217 mil, oriundos de parcerias entre, recursos do próprio Município, Governos Estaduais, Federal e emenda parlamentar.
A unidade contará com recepção, consultório médico, consultório odontológico, sala de vacina, coleta, procedimentos, curativos, atividades coletivas, acolhimento, observação, inalação, dispensação de medicamentos e agentes; além de administração, copa, banheiros, almoxarifado e cozinha.” Essa obra demonstra a preocupação da Gestão com a saúde e a qualidade de vida dos nossos munícipes, e será referência em qualidade no atendimento, como o PSF II, localizado no Bairro Boa Esperança.” destaca o Prefeito Pedro Ferreira de Souza.

Veja a Galeria de Fotos

23905605 252917561905108 7158007455488019348 nCom o objetivo de conscientizar a população sobre como evitar a presença e proliferação do mosquito Aedes aegypti, a fim de diminuir o risco de dengue, febre chikungunya e zika, a Prefeitura de Jauru pela Secretaria de Saúde, através das equipes do PSF II (médica) e vigilância ambiental está realizando um ciclo de palestras em escolas do município.
Além da explicação sobre a prevenção, sintomas, contágio e principalmente a responsabilidade de cada cidadão na eliminação dos criadouros, os profissionais estão de forma expositiva transmitindo a maneira correta de eliminar os ovos dos recipientes, como bebedouro de cães e gatos e lavar caixas d’água.
Essas palestras são de extrema importância, pois conseguimos atingir de criança a adultos. Disse o Secretário de saúde do Município Waldir luis Garcia. As crianças são o público principal, pois agem como membros fiscalizadores dentro dos lares. As crianças aprendem sobre o ciclo do mosquito e como é a maneira correta para não deixar o mosquito Aedes aegypti se proliferar.
Com descontração e com a ajuda do “mosquitão”, a equipe técnica usou de uma forma lúdica e bem descontraída para que as crianças tenham o máximo de informação. Tanto as crianças quanto adultos recebem várias informações que não possuíam antes. Tudo isso faz com que eles vejam que a responsabilidade é de todos, uma preocupação geral. 
O Secretário de Saúde e Vice-prefeito Waldir Garcia ainda destacou.” Vendo cada dia de perto a demanda na rede pública de saúde do município precisamos dar atenção na prevenção das doenças, para assim poder aplicar melhor as recursos públicos”.

Veja a Galeria de Fotos

20170714 085606 CópiaFoi realizado no dia 14 de julho de 2017, em Jauru-MT, a primeira Conferência Municipal de saúde das mulheres de Jauru. Uma das propostas dos nossos Prefeito e vice, Pedro Ferreira e Waldir Garcia, sempre foi em dar uma maior atenção à saúde da mulher no nosso Município, a secretaria de saúde, em parceria com a secretaria de assistência social promoveram o evento na Câmara Municipal de Jauru, uma parceira sempre presente da Gestão Pedro Ferreira.

A intenção foi desenvolver políticas públicas de atenção à saúde da mulher tanto no âmbito Municipal e Estadual, como Federal, a Conferência foi pautada em quatro eixos:

  • O papel do estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres.

  • O mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres.

  • Vulnerabilidade e equidade na vida e na saúde das mulheres.

  • Políticas públicas para mulheres e participação social.

No evento os eixos foram trabalhados em forma de palestras, onde a Gestora de Projetos Sociais e Assistência Social do Município, Uyara Leal Ramos Zorzal, abordou o Eixo 02 e 04. A Técnica de Referência e Psicóloga do Município Sara Ferreira nos proporcionou uma palestra sobre a auto estima da mulher. O Eixo 01 foi explanado pela fisioterapeuta Ana Beatriz Passos de Meirelles; O Eixo 03 ficou por conta do Médico José Edson Pavini. Com as propostas criadas e aprovadas deu-se o término da Conferência.

Confra a galeria de fotos do eventos.

Fonte: Assessoria Prefeitura Municipal - Jovelino

 

654321Começa nesta segunda-feira, 17 de abril, a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza. A ação vai até 26 de maio, mas o dia de mobilização nacional será no sábado, 13. A meta é vacinar 54,2 milhões de pessoas em todo o país.

A novidade da campanha, deste ano, é a inclusão dos professores da rede pública e privada no público alvo, com direito a receber a imunização gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS). Cerca de 2,3 milhões de docentes devem ser imunizados nos postos de saúde.

A vacina tem por objetivo reduzir as internações, complicações e mortes em decorrência das infecções pelo vírus da gripe. Idosos, a partir de 60 anos; crianças, de seis meses a 4 anos; trabalhadores de saúde; gestantes e mulheres com até 45 dias após o parto também fazem parte do público-alvo.

Os grupos prioritários devem se vacinar todos os anos, já que a imunidade contra os vírus cai progressivamente. Além disso, o vírus da gripe passa por mutações frequentes. Também serão vacinados presos e funcionários do sistema prisional, doentes crônicos, mediante apresentação de prescrição médica e funcionários da educação do ensino básico, médio e superior, das redes pública ou privada.

Vacina
A vacina influenza trivalente é composta por cepas dos três tipos de vírus da gripe mais circulantes no Hemisfério Sul. O esquema é recomendado conforme a idade do paciente: duas doses para crianças de seis meses a 8 anos de idade que nunca tenham sido vacinadas contra a gripe; e dose única para pacientes a partir de 9 anos. É preciso atualização da dose anualmente em virtude das mudanças de cepas dos vírus influenza.

Para pessoas que tenham apresentado febre recente, a recomendação é adiar a vacinação até que o estado de saúde melhore. Portadores de doenças neurológicas e síndrome Guillain-Barré devem consultar um médico antes de tomar a vacina e seguir suas orientações. Pessoas com história de alergia grave e prévia a ovo ou a algum outro componente da vacina não devem se vacinar.

Segundo o ministério da Saúde, 60 milhões de doses de vacinas foram adquiridas, das quais 21,1 milhões de doses já foram distribuídas aos Estados.
Fonte:Agência CNM

Segunda, 06 Março 2017 12:00

Reabertura da PSF

Publicado por:

gws Reabertura PSF JauruO Prefeito Pedro Ferreira e o Vice Prefeito e Secretário de Saúde Waldir Garcia juntamente com a equipe de profissionais que compõem o PSF II convidam a população jauruense para participar amanhã (07/03/2017) às 7:00 da reabertura do Posto de Saúde da Família, do Bairro Boa Esperança.

Aproveitamos a oportunidade para informar que o atendimento médico será realizado pelo Dr. José Edson Pavini e o atendimento odontológico pelo Dr. Marlon Fabricio Gomes.

GWS Imagem Capa pregao 003 2017 Prefeitura de jauru

O Município de Jauru, através da Secretaria Municipal de Administração, por intermédio do seu Pregoeiro, designado Contratação de empresa especializada de prestação de serviço de consultoria na gestão da atenção básica de saúde do município DE JAURU – MT, Termo de Referencia.pela Portaria nº. 086/2017 torna público para conhecimento dos interessados que fará realizar licitação na modalidade de Pregão, do tipo Menor Preço/Global conforme descrito neste Edital e seus Anexos. O procedimento licitatório obedecerá, integralmente, a Lei Federal nº 10.520, de 17 de julho de 2002 e Decreto Municipal nº. 067 de 01 de dezembro de 2009, Termo de Referência (Projeto Básico) e subsidiariamente, a Lei Federal nº 8.666/93, de 21 de junho de 1993, com as alterações posteriores e Artigos 42, 43, 44, 45 e 46 da Lei Complementar 123, de 14 de dezembro de 2006 e alterações posteriores.

Os envelopes contendo a Proposta de Preços e os Documentos de Habilitação definidos no objeto deste Edital e seus Anexos, deverão ser entregues ao Pregoeiro até às 08:00 horas, do dia 24 de fevereiro de 2017, no prédio da PREFEITURA MUNICIPAL DE JAURU – RUA DO COMÉRCIO, 480 – ao Pregoeiro e Equipe de Apoio.

VEJA EDITAL


Fonte: Assessoria Prefeitura Municipal de Jauru - Anderson Pavini

JU1 1 saude

 

O município de Jauru estava com a transferência dos recursos da Vigilância Sanitária bloqueados pelo Ministério da Saúde, desde junho de 2016, por falta de atualização no sistema do SIA/SUS (Serviço de Informações Ambulatoriais do Sistema Único de Saúde). A falha cometida pela gestão anterior trouxe prejuízos aos cofres públicos e deficiência nos serviços prestados a população.

O vice-prefeito e atual Secretário de Saúde, Waldir Luiz Garcia de Moura (DEM) determinou que as informações atrasadas fossem inseridas no sistema, e após requerimento junto ao Ministério da Saúde a situação de bloqueio que iria até o fim deste mês, foi revertida.

 

 

valdir garcia

Entenda a situação:

1) O monitoramento realizado em 18/05/16 detectou a ausência de informações do período de Outubro de 2015 a Fevereiro 2016 sendo o repasse bloqueado pela portaria do Ministério da Saúde n. 1159 de 16/06/16
2) O monitoramento realizado em 22/09/16 detectou a ausência de informações do período de fevereiro a junho 2016 sendo o repasse bloqueado pela portaria n. 2251 de 03/11/16
3) O monitoramento realizado em 15/12/16 detectou a ausência de informações do período de junho a out 2016 sendo o repasse bloqueado pela portaria n. 115 de 17/1/2017.

Após diálogo com o MINISTÉRIO DA SAÚDE e dados inseridos no sistema, os repasses pertinentes a partir de ABRIL DE 2017 estarão liberados para o município de Jauru, porem os valores retroativo a essa data que se aproximam da ordem de 56.000,00 foi DEVOLVIDO ao Governo Federal (SUS).

Fonte: Folha Regional

Prefeitura municipal de Jauru - Rua do Comércio, Nº.480 - Centro - Jauru-MT - CEP 78.255-000 -
CNPJ 15.023.948/0001-30  -  
Fone:(65) 3244-1849 - Atendimento: 12:00 a 18:00 

Prefeitura Municipal de Jauru