GWS Logo Marca Prefeitura Municipal Jauru gestao 2017 2020

GWS Icone Email Plus TOPO

Você está aqui:

Notícias (Secretaria de Educação) - www.Jauru.mt.gov.br
Notícias (Secretaria de Educação)

Notícias (Secretaria de Educação) (9)

Início do ano letivo da rede Municipal de Jauru! O ano letivo começou de uma forma diferente no Município de Jauru, o Prefeito Pedro Ferreira através da Secretária Isabel Cristina Lemos que está à frente da Secretaria de Educação, entregou nos dias 15 e 16 de Fevereiro um Kit aos alunos da rede Municipal contendo material escolar, uma bolsa e uniforme para o ano letivo 2018. Uma ação do Prefeito Pedro Ferreira que reflete a preocupação com a educação do município, uma realidade do nosso País, é a situação financeira caótica que muitas famílias tem enfrentado, por muitas vezes os pais não tem condições financeiras de comprar material escolar para seus filhos, e a Prefeitura entra com essa contra partida para que as crianças tenham bom início no ano letivo de 2018. Um foco do Prefeito foi no Uniforme Escolar, visando a identificação do aluno no prédio escolar e no trajeto para a escola, facilitando o controle de segurança no interior da escola e a melhor visualização das crianças no trajeto, assim, evitando possíveis acidentes. A atenção com os professores é notória na gestão, capacitações e auxílios na elaboração de projetos pedagógicos tem sido frequente junto aos servidores da educação em especial aos docentes, e esses também receberam um kit para auxiliar na grande responsabilidade que é lecionar.
Quarta, 27 Dezembro 2017 07:40

Educação: Retrospectiva 2017

Publicado por:
“O ano de 2017, foi um excelente ano”. “Apesar dos problemas enfrentados no inicio da gestão, ao fazer um balanço, o saldo é positivo.” Estas são as palavras da Secretária Municipal de Educação de Jauru Isabel Cristina Lemos, ao refletir sobre o ano de 2017 e sua atuação frente a esta pasta. Ao iniciarmos o ano letivo de 2017 enfrentamos muitos problemas com relação à frota, a situação em que se encontrava os prédios esc0olares e também as condições em que estava a instituição APAE ao ser entregue a atual gestão, dentre muitos outros problemas, porém com apoio do Prefeito Pedro Ferreira de Souza a equipe da Secretaria Municipal de Educação não se deu por vencida e resolveu enfrentar os problemas de frente. Além de buscar meios para solucionar estes problemas, procuramos trabalhar com determinação para fazer o ano letivo acontecer em meio às adversidades. Realizamos as manutenções necessárias e possíveis nos prédios e ônibus escolares, em alguns eletrodomésticos, e também foi necessário realizar a compra de  alguns eletrodomésticos fundamentais para o funcionamento das escolas como: freezer, fogão, bebedouro, impressora e computadores, e também o fornecimento de material pedagógico. Mas só isto não bastava. Os índices educacionais do município não estavam bons, e por isso nossa prioridade passou a ser a parte pedagógica, dando suporte às escolas no sentido de melhorar os índices de aprendizagem. Com este intuito, ao longo do ano foram realizados cursos de capacitação em parceria com o CEFAPRO/Pontes e Lacerda (Centro de Formação dos Profissionais da Educação Básica) para dar suporte aos professores e gestores. Também foi realizado curso ministrado pela  Prof.ª Regina Shudo, em 02 etapas de formação (Uma no 1º semestre e outra no 2º semestre) voltadas para a Educação Infantil. A equipe da Secretaria Municipal de Educação desenvolveu junto com os coordenadores pedagógico…
Na tarde do dia 15 de dezembro de 2017, foi realizada a II Conferência Municipal de Avaliação e Monitoramento do Plano Municipal de Educação de Jauru/MT com vigência de 2015 a 2025. O PME foi construído com a comunidade escolar em 2015 e estabelece as metas e respectivas estratégias para a educação até 2025. Como previsto, a avaliação deve ser realizada de 2 em 2 anos e, por isso, a realização desta Conferência. Participaram do evento as escolas das redes municipais, estadual, e comunidade em geral. A conferência foi organizada pela Secretaria Municipal de Educação, Conforme a Secretária Isabel Cristina Lemos “A avaliação e o monitoramento do Plano Municipal de Educação têm como objetivo envolver a comunidade no acompanhamento dos rumos que a educação do nosso município está tomando. Dessa forma poderá perceber o que de positivo já foi alcançado e o que ainda precisa ser feito dentro dos prazos estabelecidos. De acordo com a Presidente da II Conferencia a Professora Creuza Lana Nascimento, o PME foi construído e aprovado em 2015. Nele são estabelecidas as metas e estratégias para a educação até 2025, com previsão de ser avaliado a cada dois anos. “Por meio da conferência, toda a comunidade deve estar envolvida na avaliação e no monitoramento do Plano, acompanhando todos os avanços verificados na educação do nosso município. Por isso é importante realizarmos a conferência para conhecermos os resultados decorrentes do cumprimento das metas e estabelecermos, mediante replanejamento oportuno, o que precisa ser feito dentro dos prazos estabelecidos”, afirmou a Creuza Lana. O Plano Municipal de Educação é um documento que tem como finalidade principal a sistematização da educação do município e a articulação da educação e dos diversos segmentos do poder público e da sociedade civil. A execução, monitoramento e avaliação são de extrema importância para melhoria…
A Secretaria Municipal da Educação de Jauru por intermédio da Professora Isabel Cristina Lemos e Equipe Pedagógica, com apoio da prefeitura Municipal de Jauru, na pessoa do Prefeito Municipal Pedro Ferreira de Souza, e em parceria com a Promotoria de Justiça de Jauru na pessoa do Promotor Dr. Daniel Luiz dos Santos, tem desenvolvido alguns projetos com o objetivo de melhorar os índices de desenvolvimento escolar. Entre estes, está o Projeto Leitura e Produção Textual. “A Paixão Pelo Mundo da Lúdicidade”, o mesmo tem como objetivo estimular nos alunos um processo de leitura permanente para estarem continuamente atualizados frente aos desafios e perspectivas do mundo moderno/contemporâneo, ajudando-os a se tornarem leitores e escritores, fomentando assim o gosto e a prática da leitura e da escrita de forma prazerosa e lúdica, desta forma despertar e aguçar o potencial cognitivo e criativo do aluno. O referido projeto está sendo desenvolvido pelas unidades escolares, e cada ciclo de aprendizagem e/ou ano, está com uma proposta de temas diferenciados como, ouvindo histórias infantis (creche), cantigas de roda (pré-escola), lendas, fábulas e histórias Infantis, (1º ao 6º ano), fábulas, contos e histórias em quadrinho (7º ao 9º ano). Como forma de incentivar os alunos foi cedido pela promotoria de Jauru objetos para premiarmos os 1º e 2º lugares de cada unidade e estas premiações serão feitas no final do ano de 2017, e a culminância do projeto deverá acontecer com a presença da equipe da Secretaria Municipal de Educação, o Promotor de Justiça de Jauru e toda comunidade escola.   Veja mais Fotos                         Fonte: Prefeitura Municipal de Jauru/Assessoria Jovelino
A Secretária Municipal de Educação de Jauru Isabel Cristina Lemos e a equipe Pedagógica do Município, com apoio da prefeitura Municipal de Jauru promoveu no dia 23 de agosto de 2017 uma oficina de confecção de material lúdico para contação de histórias. Na oportunidade foi confeccionada uma caixa – “A CAIXA DE CONTAR CONTOS”, (segue fotos do material confeccionando) a mesma tem o objetivo de ampliar o vocabulário, provocando assim uma ligação do texto escrito, com a seqüência lógica dos fatos, desenvolvendo a capacidade de expressar sentimentos e opiniões ao mesmo tempo que também desperta no aluno o prazer em escutar histórias, bem como despertar o conhecimento através da vivência das diferentes linguagens (literária, dramática, lúdica, e dos brincares, ) tendo como foco uma proposta lúdica. A oficina foi realizada com os professores da creche e pré-escola, da Rede Municipal de Ensino, pois a mesma vem de encontro com uma série de ações que está sendo desenvolvido com os professores da Educação Infantil no sentido de dar suporte ao despertamento de metodologias lúdicas, pois se entende que o lúdico traz o aprender de forma prazerosa. A Secretaria Municipal de Educação pretende dar continuidade a estas ações com a confecção de outros materiais que pertence à mesma proposta de despertar a ludicidade, tendo em vista que estas ações possibilitam a todos os envolvidos a redescoberta da importância da ludicidade, dos brincares e das diferentes linguagens infantis que são prioridades na educação infantil. Nas palavras da secretária Isabel Cristina; “a Secretaria é grata a todo o apoio que o Prefeito Pedro Ferreira tem dado à nossa pasta, uma pessoa sensível, que nos compreende, pois já atuou como Secretário de Educação no Município assim entende nossos desafios e nos oferecendo todo apoio que a Secretaria enfrenta no dia dia .   Veja mais…
A Secretaria Municipal da Educação de Jauru por intermédio da Professora Isabel Cristina Lemos e Equipe Pedagógica, com apoio da prefeitura Municipal de Jauru na pessoa do Prefeito Municipal Pedro Ferreira de Souza, promoveu no dia 23 de agosto de 2017 uma oficina de confecção de material lúdico para contação de histórias. Na oportunidade foi confeccionada uma caixa – “A caixa de Contar Contos”, (segue fotos do material confeccionando) a mesma tem o objetivo de ampliar o vocabulário, provocando assim uma ligação do texto escrito, com a seqüência lógica dos fatos, desenvolvendo a capacidade de expressar sentimentos e opiniões ao mesmo tempo que também desperta no aluno o prazer em escutar histórias, bem como despertar o conhecimento através da vivência das diferentes linguagens (literária, dramática, lúdica, e dos brincares, ) tendo como foco uma proposta lúdica. A oficina foi realizada com os professores da creche e pré-escola, da Rede Municipal de Ensino, pois a mesma vem de encontro com uma série de ações que estamos desenvolvendo com os professores da Educação Infantil no sentido de dar suporte ao despertamento de metodologias lúdicas, pois entendemos que o lúdico traz o aprender de forma prazerosa. A Secretaria Municipal de Educação pretende dar continuidade a estas ações com a confecção de outros materiais que pertence à mesma proposta de despertar a ludicidade, pois entende que estas ações possibilitam a todos os envolvidos a redescoberta da importância da ludicidade, dos brincares e das diferentes linguagens infantis que são prioridades na educação infantil. Veja mais Fotos             Fonte: AssessoriaPrefeituraJauru/SecretariadeEducação
Trabalhar para garantir uma educação de qualidade é um compromisso do Prefeito Municipal Pedro Ferreira de Souza, juntamente com sua equipe da pasta da educação, representada pela Dirigente Municipal a Professora Isabel Cristina Lemos. Assim preocupados com o acesso, permanência e o sucesso dos alunos matriculados na rede municipal de ensino, visando o bem- estar dos mesmos e por consequência a aprendizagem. Foram realizadas reformas e melhorias estruturais nas escolas municipais: Pintura interna na Escola Municipal Lourdes Maria de Lima; Pintura interna e externa no Centro de Educação Infantil Maria Soares de Souza Lima e na Escola Professora Rosimeire; Foi realizada recuperação da estrutura física, hidráulica e sanitária das escolas da área urbana e rural; Para reorganizar os ambientes escolares foram adquiridos: fogões, freezers, computadores, bebedouros, aquisição de brinquedos e ampliação do parquinho na creche; Realizamos manutenções nos computadores das escolas. A Secretaria Municipal de Educação através das ações pedagógicas iniciou um intensivo trabalho com objetivo de melhoria na qualidade do ensino e dos índices de aprendizagem. A seguir apresentamos algumas ações realizadas: Revisão e atualização nos regimentos e Projetos Políticos Pedagógicos das escolas; Avaliação, estudos e monitoramento no Plano Municipal de Educação; Nomeação da Comissão Municipal para estudo e planejamento do PCR (Plano de Cargos e Remuneração) de acordo com a Lei Nº 11.738/08; Aplicação de Avaliações diagnósticas realizadas em todas as turmas pelas escolas e também pela Secretaria em algumas turmas do 2º ao 9º ano; Reforma e manutenção da frota do Transporte Escolar; Atualização do Sistema de Diário On Line para facilitar a operacionalização do mesmo; Nutricionista Exclusiva para atender a rede municipal de Educação; Desenvolvimento de Projetos com temas relevantes para educação; Sala de formação continuada; kits pedagógicos para os profissionais da educação (professores e TDIs) no início do ano letivo; Entrega de materiais pedagógicos/papelaria no…
Aproximadamente 2.000 alunos das escolas estaduais do município de Jauru (E.E.Francisco Salazar, E.E Deputado João Evaristo Curvo e E.E Juscelino Kubitschek) retornaram às aulas nesta segunda-feira (01.08) após 60 dias de paralisação.  A decisão de retorno às atividades escolares aconteceu em decisão conjunta dos profissionais da educação das três unidades de ensino reunidos em assembleia no dia 29/07.A classe chegou a um consenso quanto a esta decisão por entenderem que o movimento paredista teve avanços significativos, especialmente quanto à previsão de data de concurso público (dezembro/2016) para todos os profissionais (professores, técnicos e apoio administrativo)  e discussão em conferências do polêmico projeto sobre a implantação das Parcerias Públicas Privadas (PPPs) nas escolas. Quanto ao pagamento da Revisão Geral Anual (RGA) de 11,28%, ainda existe muita discussão, já que o estado se comprometeu em pagar apenas 7.54% do percentual dividido em três parcelas.Além dos avanços os funcionários fizeram uma reflexão sobre as perdas que os alunos tiveram durante esta paralisação, e entenderam que era a hora de retornar. As reposições para minimizar tais perdas já começam neste sábado dia 06/08.A iniciativa tomada está sendo elogiada pela população jauruense, que mesmo entendendo que é valido lutar pelos direitos os professores e profissionais da educação de Jauru estão usando bom senso principalmente pensando nos alunos.   Fonte: Quatro Marcos Notícias - Tony Marcos
Crédito: Chico ValdinerA Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta a todos os gestores municipais que a data para prestação de contas da merenda escolar foi prorrogada para o dia 30 de abril. O prazo anteriormente estipulado se encerrava nesta quarta-feira, 15 de fevereiro.Assim, tanto as prestações de contas da merenda escolar quanto do transporte deverão ser enviadas até o dia 30 de abril para o Sistema de Gestão de Prestação de Contas (SiGPC/Contas Online), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC). Estados e Municípios que receberam recursos desses programas em 2016 precisam enviar os dados sobre a execução financeira. As informações encaminhadas serão inicialmente analisadas por conselheiros de controle social, responsáveis por acompanhar a execução do Pnae e do Pnate em cada Município e Estado. Os conselhos terão 45 dias, ou seja, até 14 de junho, para registrar os pareceres aprovando ou não as contas no Sistema de Gestão de Conselhos (Sigecon) do FNDE.A CNM espera que o problema de liberação de senhas aos gestores municipais para acesso ao Sigpc seja solucionado o mais rápido possível. Muitos gestores sem condições financeiras têm vindo a Brasília a fim de resolver problemas de acesso ao sistema, o que ocasiona desconforto e preocupação logo no início de mandato.Para saber a situação do seu Município entre em contato com FNDE, por meio da área de prestação de contas nos telefones: (61) 2022-5169//2022-4710/2022-4754/2022-5169 e também pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..   Fonte: Agência CNM

Prefeitura municipal de Jauru - Rua do Comércio, Nº.480 - Centro - Jauru-MT - CEP 78.255-000 -
CNPJ 15.023.948/0001-30  -  
Fone:(65) 3244-1849 - Atendimento: 12:00 a 18:00 

Prefeitura Municipal de Jauru