Quarta, 27 Dezembro 2017 07:40

Jauru realiza II Conferência Municipal de Avaliação e Monitoramento do Plano Municipal de Educação de Jauru/MT

WhatsApp Image 2017 12 18 at 07.27.49 2Na tarde do dia 15 de dezembro de 2017, foi realizada a II Conferência Municipal de Avaliação e Monitoramento do Plano Municipal de Educação de Jauru/MT com vigência de 2015 a 2025. O PME foi construído com a comunidade escolar em 2015 e estabelece as metas e respectivas estratégias para a educação até 2025. Como previsto, a avaliação deve ser realizada de 2 em 2 anos e, por isso, a realização desta Conferência. Participaram do evento as escolas das redes municipais, estadual, e comunidade em geral. A conferência foi organizada pela Secretaria Municipal de Educação, Conforme a Secretária Isabel Cristina Lemos “A avaliação e o monitoramento do Plano Municipal de Educação têm como objetivo envolver a comunidade no acompanhamento dos rumos que a educação do nosso município está tomando. Dessa forma poderá perceber o que de positivo já foi alcançado e o que ainda precisa ser feito dentro dos prazos estabelecidos.

De acordo com a Presidente da II Conferencia a Professora Creuza Lana Nascimento, o PME foi construído e aprovado em 2015. Nele são estabelecidas as metas e estratégias para a educação até 2025, com previsão de ser avaliado a cada dois anos. “Por meio da conferência, toda a comunidade deve estar envolvida na avaliação e no monitoramento do Plano, acompanhando todos os avanços verificados na educação do nosso município. Por isso é importante realizarmos a conferência para conhecermos os resultados decorrentes do cumprimento das metas e estabelecermos, mediante replanejamento oportuno, o que precisa ser feito dentro dos prazos estabelecidos”, afirmou a Creuza Lana.

O Plano Municipal de Educação é um documento que tem como finalidade principal a sistematização da educação do município e a articulação da educação e dos diversos segmentos do poder público e da sociedade civil. A execução, monitoramento e avaliação são de extrema importância para melhoria das políticas públicas educacionais do município. Ao final, foram apresentados os resultados das discussões e as propostas de alterações do Plano, que foram votadas por todos os participantes.

Creuza Lana Nascimento - Assessoria pedagógica